whats (43) 9 9156.9145

A INCRÍVEL TINTA DE TERRA DA COR DE LONDRINA

A INCRÍVEL TINTA DE TERRA DA COR DE LONDRINA

Por

Marcelo Frazão

Londrina – Só em Londrina mesmo.

Imagine uma tinta que mistura a cor da terra de Londrina com história, cola, química e quebra de modelos – inclusive os mentais.

Essa tinta existe – qualquer um pode fazê-la – e foi aprimorada pelo professor de Química Moisés de Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ele mesmo pintou parte da própria casa onde mora com a criação. “Não sai nunca. A durabilidade e a beleza dela são indescritíveis”, conta o professor.

A tinta de terra vermelha é adaptada de uma técnica descrita em um manual da Universidade Federal de Lavras (MG) a que o professor Moisés teve acesso.

Mas as histórias que envolvem a tinta de terra vermelha causam reflexão e formam um contexto desafiador sobre tudo aquilo que nós mesmos podemos fazer – e não fazemos.

Os jornalistas Ranulfo Pedreiro e Christina Mattos produziram um material fantástico sobre a tinta de terra vermelha e a ação criativa-filosófica deste químico.

Além da história, trata-se de uma tinta barata, inteligente, curiosa – e de baixíssimo custo.

Quem esteve presente ao evento “Histórias TpÚnicas sobre Londrina”, no começo de 2016, aprendeu AO VIVO a fazer essa tinta que é uma provocação.

Chris Mattos, Moisés de Oliveira e Ranulfo Pedreiro
Chris Mattos, Moisés de Oliveira e Ranulfo Pedreiro

O material tornou-se a prova da possibilidade de quebrar regras e sair do padrão fazendo algo extremamente simples.

“A reação dos pintores a essa provocação de pintar com terra vermelha foi uma das coisas mais interessantes do processo”, conta Moisés ao Todos por Um.

Clique e assista a mais esse CONTEÚDO TpÚnico com a cara de Londrina.

Impressione-se!

Somos Londrina. Somos Todos por Um.

Leave a Reply